30.6.06

Variando um pouco...


Nara Leão foi uma das melhores vozes da MPB que fizeram muito sucesso nos anos 60. Menos afetada e mais suave do que outras grandes cantoras da época, Nara Leão foi responsável pelo resgate de muitos sambistas. Ela começou a tocar violão quando pequena, se tornando mais tarde a musa da Bossa Nova.

Sua casa no Rio de Janeiro foi ponto de encontro de grandes nomes da música popular brasileira, como Carlos Lyra e João Gilberto. Nara fez grandes parcerias com músicos importantes (como Chico Buarque) e fez protesto contra a ditadura, mais tarde se isolando na Europa e por fim voltando ao Brasil. Nara morreu em 1989, deixando uma extensa discografia, muito valiosa para a história da música brasileira.

O disco "Nara Leão", de 1968 é cheio de sambinhas e músicas lindas, composições de Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros. Encontrei o endereço para download do disco inteiro. Pena não ter encontrado outros. De qualquer maneira, o disco é ótimo, com destaque para "Lindonéia" e "Infelizmente", minhas favoritas.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Isa.
Parabéns pelo bom gosto. Com certeza a Nara Leão foi a menos afetada e uma das mais talentosas cantoras daquela época.
Deixou saudades.

E esse disco é ótimo. Valeu pelo link.

beijo
Felipe.

 

Blog Counter