25.6.06

Rendez-Vous

Como prometido, domingo é dia de trilha. Hoje o tema é a trilha de "Les Triplettes de Belleville", animação francesa/belga/canadense de 2003, que ficou com o nome "As Bicicletas de Belleville" aqui no Brasil.
O filme de Sylvain Chomet é uma história sobre um garoto que mora com a avó e seu cachorro, e quando cresce ele se torna um ciclista profissional, e é sequestrado por mafiosos durante o Tour de France para servir de entretenimento e jogatina em Belleville, cidade fictícia que satiriza a socidade americana. Na verdade o filme todo é uma sátira e estereotipa a sociedade francesa através dos desenhos e das figuras das personagens (no filme as mulheres todas -com exceção das trigêmeas- são gordonas e dominadoras e os homens são fracos. Os mafiosos são pequenos e narigudos com seus seguranças-armários, e por aí vai).
O filme é genial e a trilha de Benoît Charest se encaixa perfeitamente no filme. Como não há diálogos, ela é essencial para o filme, dando o tom às situações. O filme todo é bem musical e os sons são todos bem rústicos - algumas músicas foram feitas com instrumentos não convencionais (uma coisa meio Stomp ou Barbatuques).
Na trilha essas músicas se misturam a outras mais "cabaret" ou jazzy. O tema principal é "Belleville Rendes-Vous", cantado pelas trigêmeas no filme, e é uma das poucas músicas cantadas, mas os pontos altos da trilha são as músicas instrumentais, como "Théme de La French Mafia" e "Bach à la Jazz".
No geral, a trilha segue a linha "caricata" do filme, mas o conjunto não poderia ser melhor. Essa mistura de barulhos, caricaturas e jazz é perfeita. Não me canso de ouvir a trilha e nem rever o filme.
*Infelizmente não encontrei um site com as músicas, mas no site oficial do filme há trechos de músicas pelo site e no Amazon dá para ouvir samples das músicas. Mas sempre rola soulseek ou torrent.

Site oficial do "Les Triplettes de Belleville".
Site do Amazon com as samples da trilha.

No comments:

 

Blog Counter