30.6.06

Variando um pouco...


Nara Leão foi uma das melhores vozes da MPB que fizeram muito sucesso nos anos 60. Menos afetada e mais suave do que outras grandes cantoras da época, Nara Leão foi responsável pelo resgate de muitos sambistas. Ela começou a tocar violão quando pequena, se tornando mais tarde a musa da Bossa Nova.

Sua casa no Rio de Janeiro foi ponto de encontro de grandes nomes da música popular brasileira, como Carlos Lyra e João Gilberto. Nara fez grandes parcerias com músicos importantes (como Chico Buarque) e fez protesto contra a ditadura, mais tarde se isolando na Europa e por fim voltando ao Brasil. Nara morreu em 1989, deixando uma extensa discografia, muito valiosa para a história da música brasileira.

O disco "Nara Leão", de 1968 é cheio de sambinhas e músicas lindas, composições de Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros. Encontrei o endereço para download do disco inteiro. Pena não ter encontrado outros. De qualquer maneira, o disco é ótimo, com destaque para "Lindonéia" e "Infelizmente", minhas favoritas.

29.6.06

First We Waited Then It Started

Esse é o título do disco de estréia da banda Summer Lawns, lançado esse ano. A banda de Nova York é formada por quatro integrantes - inicialmente um duo quase acústico, que adequou sua sonoridade à entrada da baixista Laurel Birkey, que também toca cello em várias músicas. Durante a gravação do seu primeiro EP eles conheram Kieran Kelly, que acabou virando o baterista da banda.
As músicas são bem instrumentais, com vocais de Jeremy Linzee (a voz lembra vagamente o Bono) bem suaves. O baixo e o cello são os principais instrumentos -a bateria é praticamente uma coadjuvante- e sempre há uma atmosfera sombria, quase onírica, sustentada pelos vocais sussurrados e pelo tom muito grave em que o baixo e o cello são tocados. As guitarras seguem o tom do baixo e são sutis - o som é uma combinação perfeita dos sons de cada instrumento e as sonoridades diferentes permitem que as músicas adquiram novo formato (às vezes até mais interessante do que o de estúdio) quando apresentadas ao vivo ou acusticamente.
Uma surpresa no disco é a cover de "Transmission", do Joy Division, completamente diferente da original - quase irreconhecível, mas quase tão boa quanto. O disco é ótimo e tem uma unidade incrível. Duas das músicas estão no myspace. Também há duas músicas novas para download no myspace.
A primeira vez que ouvi os Summer Lawns foi num podcast de Live Acts da Woxy - as músicas ao vivo ficam ainda melhores e mais dramáticas. Felizmente, o arquivo da performance do Summer Lawns na rádio ainda está disponível para download no site da Woxy. É só entrar no link e baixar.

28.6.06

CSS

Vazou o vídeoclipe novo do Cansei de Ser Sexy, da música "Let's Make Love And Listen Death From Above", a melhor do disco deles. O vídeo é meio fraquinho, mas a música é ótima e salva.

27.6.06

Acabo de perceber...

...que o som da Lily Allen parece MUITO Spice Girls. A batidinha, o jeito de cantar, a ousadia e as letras detonando os homens (principalmente os ex's...). A cover que ela fez para "Oh my God" do Kaiser Chiefs - que é ótima (melhor que a original, de que eu não gostava muito) lembra mais ainda.
Também dá para baixar entrando aqui.
Link para baixar a mixtape #2. (só clicar 'save target as')

26.6.06

Clap your hands!


Clap Your Hands Say Yeah! é uma das minhas bandas favoritas desde a primeira vez que eu ouvi o disco (homônimo). Achei espetacular do começo ao fim. Guitarras barulhentas, vocais gritados a lá David Byrne (coisa que eu só me liguei depois de todo mundo falar), bateria rapidinha, tecladinhos bacanas, barulhinhos... O som é muito dançante, roque, muito bom. Não sei explicar porque eu gosto tanto, só gosto.
Nas performances ao vivo as músicas ficam mais rápidas e as palavras do maluco frontman Alec Ounsworth ficam mais indecifráveis do que o normal, mas são surreais. Pelo que os jornalistas e fofoqueiros indies andam dizendo, o CYHSY está confirmado para o Tim Festival desse ano, que rola no Rio de Janeiro. Estou rezando.
*Hoje baixei as Black Sessions da banda, gravada em Janeiro de 2006, no blog Muzzle of Bees.
Pra quem quiser, link aqui.

Site oficial do Clap Your Hands Say Yeah!
Myspace do Clap Your Hands Say Yeah!

25.6.06

Rendez-Vous

Como prometido, domingo é dia de trilha. Hoje o tema é a trilha de "Les Triplettes de Belleville", animação francesa/belga/canadense de 2003, que ficou com o nome "As Bicicletas de Belleville" aqui no Brasil.
O filme de Sylvain Chomet é uma história sobre um garoto que mora com a avó e seu cachorro, e quando cresce ele se torna um ciclista profissional, e é sequestrado por mafiosos durante o Tour de France para servir de entretenimento e jogatina em Belleville, cidade fictícia que satiriza a socidade americana. Na verdade o filme todo é uma sátira e estereotipa a sociedade francesa através dos desenhos e das figuras das personagens (no filme as mulheres todas -com exceção das trigêmeas- são gordonas e dominadoras e os homens são fracos. Os mafiosos são pequenos e narigudos com seus seguranças-armários, e por aí vai).
O filme é genial e a trilha de Benoît Charest se encaixa perfeitamente no filme. Como não há diálogos, ela é essencial para o filme, dando o tom às situações. O filme todo é bem musical e os sons são todos bem rústicos - algumas músicas foram feitas com instrumentos não convencionais (uma coisa meio Stomp ou Barbatuques).
Na trilha essas músicas se misturam a outras mais "cabaret" ou jazzy. O tema principal é "Belleville Rendes-Vous", cantado pelas trigêmeas no filme, e é uma das poucas músicas cantadas, mas os pontos altos da trilha são as músicas instrumentais, como "Théme de La French Mafia" e "Bach à la Jazz".
No geral, a trilha segue a linha "caricata" do filme, mas o conjunto não poderia ser melhor. Essa mistura de barulhos, caricaturas e jazz é perfeita. Não me canso de ouvir a trilha e nem rever o filme.
*Infelizmente não encontrei um site com as músicas, mas no site oficial do filme há trechos de músicas pelo site e no Amazon dá para ouvir samples das músicas. Mas sempre rola soulseek ou torrent.

Site oficial do "Les Triplettes de Belleville".
Site do Amazon com as samples da trilha.

24.6.06

Can you hear the beat of my heart?

Não consigo parar de escutar essa música do Jens Lekman, "A Sweet Summer's Night On Hammer Hill". É absurdamente boa - dançante o suficiente pra me fazer pular sozinha e tranquila o bastante pra ser ouvida mil vezes no repeat.
Ouça aqui. Ou baixe no myspace.

23.6.06

Sobre o Milo Garage

Eu estava pensando em escrever algo longo e sério sobre o Milo, mas acho que não vai adiantar. Só tirar um pouco minha raiva e decepção .
Eu amava o Milo. Amava o Milo de quinta-feira. Era um lugar calmo, agradável, bonito, interessante e com gente legal e música boa (que eu nem acreditei nas primeiras idas, de tão bom). Mas ontem minha experiência foi traumática. Não sei o que houve, se eles estão precisando de grana ou sei lá, mas estava um nojo.
As quatro últimas vezes que fui pra lá foram assim. Lotado, empurra-empurra, parecia um cinzeiro, gente mal educada, tudo sujo, uma zona. Não dava nem para andar. Lembro claramente de um grupo de imbecis gritando, esperneando e quebrando garrafas durante o show da banda Zeroum - puta falta de respeito. O fim.
As bandas são boas e os DJs também, mas de que adianta se não dá para entrar lá e ter uma noite agradável? O mínimo que poderia ser feito é limitar o número de pessoas lá dentro.
Fiquei uns 20 minutos ontem. Não aguentei mais que isso. Me chamem de fresca, mas acho que lotar a balada de paga-pau é se iludir com o "sucesso" da coisa. E o pior é que tem gente de lá metendo o pau nas outras casas... Pois é.

Esgotando

A música "Crazy" do Gnarls Barkley está tocando em todo lugar sem parar. Parece que eles até pediram pro pessoal parar de tocar antes que todo mundo enjoe...
O fato é que a música é boa pacaráleo e os caras são talentosos e criativos. Em cada apresentação eles se vestem de acordo com um tema diferente. No MTV Movie Awards, por exemplo, foi Star Wars (genial)! Então estão aqui alguns links de vídeos bacanas de "Crazy" ao vivo:

"Crazy" no MTV Movie Awards.
"Crazy" no Jools Holland.
"Crazy" no Conen O'Brien.
"Crazy" no Top of The Pops.

22.6.06

100 vídeos animais no Youtube

Selecionados pela equipe do Pitchfork. Tem velharias, coisas trash e muita música boa. Aqui.

21.6.06

uh-oh

Já tá rolando no Youtube o vídeoclipe novo dos Strokes, "You Only Live Once". É a minha favorita do último disco.
O vídeo é bem legal, mais parecido com os vídeos novos dos Strokes, infelizmente, porque os vídeos de "Jukebox" e "Heart in a Cage" são muito ruins! Pretenciosos, chatos, horríveis.
Já os primeiros vídeos são ótimos! Têm várias referências de arte pop, são divertidos, bonitos, fazem brincadeiras com imagens e as músicas e têm uma identidade. Tanto que um cara fez um vídeo pra mesma música (You Only Live Once) e mandou pros caras com a esperança de que fosse aceito como vídeo oficial. Já postei esse vídeo aqui no blog antes, e acho que ele tem muito mais a ver com os Strokes do que esses últimos vídeos.
De qualquer maneira, é bom que eles mudem e não esgotem a fórmula. Só espero que a evolução acompanhe a mudança.

Vídeo de "You Only Live Once" no Youtube.
Vídeo não-oficial de "You Only Live Once" no Youtube.

Ai Brasil

Segundo o Nelson Rubens indie, Lúcio Ribeiro, a Rolling Stone (sim, a revista gringa) vai ter edição brasileira no máximo até 2007.

"Parece que as “Rolling Stone” filiais têm que produzir 60% de conteúdo nacional e pode republicar 40% do material da “RS” americana. Eu, de cara, daria a primeira capa para o Cansei de Ser Sexy e o Bonde do Rolê, com o título “Yes, nós temos banana – A quarta onda”. "

Tudo bem a empolgação, só espero que os hypes do povo indie não dominem a revista. Muito mais interessante seria divulgar coisas novas e mais desconhecidas.

A notícia toda está no Blog do Lúcio Ribeiro.

Top of The Pops sai do ar depois de 40 anos

"Mais de 40 anos depois de os Beatles e os Rolling Stones terem aparecido em sua primeira edição, a BBC vai tirar do ar o programa de música que é exibido há mais tempo na televisão britânica, "Top of the Pops"."

Do Uol Música.

19.6.06

Os pequenos

Jesse LeDoux é um artista gráfico que trabalhou muitos anos na Sub Pop como diretor artístico, criando várias capas bacanas pra artistas como Shins e Pedro The Lion. Ele saiu de lá para dar vida ao projeto Ledouxville, sua firma de design, com site onde ele mostra suas ilustrações, capas de CDs e Posters.

Ele agora desenha para várias empresas grandes, para revistas e afins. Os desenhos são muito legais. Inclusive eu acho que aqueles posters lindos à venda no Milo são dele.

Tudo isso pra chegar nos Little Ones, banda nova de L.A., formada no começo desse ano e que lançou a pouco tempo o EP "Sing Song". Jesse LeDoux foi o designer responsável pela capa do EP e pelo template do myspace da banda.


O som deles é indie rock/pop, bem gostosinho, com bateria rápida, mas suave e guitarras tranquilas; "Cha Cha Cha" tem um comecinho bem Belle & Sebastian. Há três músicas no myspace deles e no site, We Are The Little Ones, na seção Lil'Goods dá para ouvir o EP todo. Também dá pra baixar duas Mp3 em Lil'Music.


Site do Little Ones.
Myspace do Little Ones.
Site do Jesse Ledoux.
Site do Milo Garage.

17.6.06

Won't you please let me go

Lendo alguns 'brógues' essa tarde encontrei essa pérola musical. Linda, linda, linda! Arcade fire cantando "Age of Consent", do New Order. De chorar! Pena que eles não tocaram no show que fizeram por aqui no ano passado...

...voltando ao normal

Com o fim dos projetos finalmente dará pra escrever com mais calma. Amanhã rola a série trilha sonora. Provavelmente escolherei uma trilha brasileira, já que o Brasil joga.

Muitos discos novos a serem ouvidos serão resenhados em breve aqui. Hoje ouvi rapidamente o disco "El Perro del Mar", do projeto de mesmo nome da sueca Sarah Assbring.



Apaixonada por música e ansiosa por se libertar "do mundo real", Sarah iniciou o projeto em 2004, lançando o EP "Look! It’s El Perro Del Mar!". Outros EPs foram lançados depois disso e em 2006 seu disco de estréia foi finalmente lançado em escala mundial pelo selo inglês Memphis Industries (que também distribuiu os discos do espetacular e psicodélico -e também sueco- Dungen).

O disco é curtinho - tem 10 músicas, todas bem indie/folk, com levada parecida, acústicas e minimalistas, voz doce, bem à lá Isobel Campbell. Ótimo disco para uma tarde fria e ensolarada.

Alguns mp3 estão disponíveis no site da moça e também dá para ouvir em streaming no myspace.

Site do El Perro del Mar.
Myspace do El Perro del Mar.
Site da Memphis Industries.

When I'm 64

"Paul McCartney chegará neste domingo à idade imortalizada em sua canção "When I'm 64", gravada quando tinha 24 anos, ao lado dos demais integrantes dos Beatles".

16.6.06

Preparem as carteiras

Tudo indica que o Tim Festival 2006 será mesmo no Rio (novamente - para minha infelicidade).
A cada ano as atrações estão ficando mais absurdas. Já estão dizendo que foram confirmados Clap Your Hands Say Yeah, Yeah Yeah Yeahs, Dj Shadow e Devendra Banhart... talvez Coco Rosie e Daft Punk.
Em Setembro também rola o Motomix em São Paulo, com Annie, Isolée, Adult., Peter Hook (do New Order), Andrew Weatherall, Franz Ferdinand e mais alguém que não me lembro.
Domingo agora tem o 1990's no 2em1 e dia 23 tem Vive la Fête.
Ueba!!!

15.6.06

London, London

Funçando a internet achei esse vídeo da Cibelle com o Devendra Banhart, cantanto "London, London", do Caetano.
Cibelle é a cantora que participou do disco do Suba cantando a música Sereia, e agora faz sucesso em Londres cantando bossa nova (claro, pois só gringo mesmo pra aguentar mais bossa nova, que de nova não tem nada), e Devendra é o cantor indie/folk/tristonho que já confirmou presença no Tim Festival desse ano no seu site. Pelo visto será no Rio mesmo.
O vídeo é bonitinho e meio bobo, mas é legal ver o Devendra todo animadinho cantando bossa nova. Mas a presença dele é a única surpresa, porque a música está praticamente igual. Link do vídeo em Quicktime.

Steady As She Goes

Esse é o nome da música do Raconteurs, banda nova do Jack White e do Brendan Benson que tem videoclip novinho aqui.

That is soooo last week!

"oê oê oê eu sou mais indie que você
oê oê oê eu sou o king dos blasè
oê oê oê vamo no james pra fervê

meu tênis xadrezinho
arrumei a minha franja
só pra poder dançar
os hit da semana

que se o lucio disse
então é salvação
muda o roque eternamente
até o próximo verão

istroques, artiqui monqueis
quilers, caizer tifis, wando
sao bons o mes inteiro
até francisco ferdinando

oê oê oê eu sou mais indie que você
oê oê oê eu sou o king dos blasè
oê oê oê vamo no james pra fervê"

Já tá batido, mas a letra é demais! Aqui.

6.6.06

Take me out!

A banda indie 1990's, de Glasgow (a banda do Michael, da música do Franz Ferdinand), vem tocar no 2em1 dia 18 de Junho, segundo o myspace da banda.

O projeto 2em1 é muito legal e está rolando há mais de um ano, convidando sempre bandas bacanas e independentes. Pena que mudou-se do Avenida Club, que era gostosinho, aconchegante-mas ao mesmo tempo grande- para o pretencioso Coppola, na Vila Madalena.

De qualquer maneira, vale à pena conferir a banda e ficar atento à programação do projeto.

>Site do 2em1.

Talento

A dupla Gnarls Barkley fez o disco de hip-hop/pop mais fudido dos últimos tempos. "Crazy" e "Smiley Faces" são as melhores do disco, e lembram muito as músicas do Stevie Wonder - uma delícia.

Como não podia ser diferente, a página do myspace é linda, o site deles é fodão e o vídeoclipe de "Crazy" é absurdo!


Site oficial.
Myspace.
Videoclip de "Crazy".

Her name was Lola

"Cansado de carros envenenados com motores barulhentos e música alta? Barry Manilow pode ser a resposta.

As autoridades de um distrito de Sydney, na Austrália, decidiram tocar músicas do cantor norte-americano em alto-falantes, em uma tentativa de livrar ruas e estacionamentos de arruaceiros, cujos carros anti-sociais e a música alta perturbam os moradores e afastam os clientes do comércio." Do UOL Música.

Mudando um pouco de assunto...

Esse pool no Flickr é muito legal. Só Fotos lindas. O tema? Arquitetura, claro!

2.6.06

Notas rápidas

Juan Maclean -infelizmente- não vem mais pro VegasFest. Teve problema no visto. Estão até dizendo que era paia mesmo pro povo "muderno" de São Paulo gastar módicos 60 reais no convite da festa, mas isso já é boato.... Mais na Erika Bas-fond fino.
Outra má notícia - Yeah Yeah Yeahs vem pro Tim Festival (ueba), que provavelmente ocorrerá no Rio de novo! Mais no Lúcio Ribeiro.

O disco novo do Thom York já vazou na internet e é ótimo - bem Kid A. Há blogs postando o endereço do rapidshare - ver links ao lado. Também já da pra baixar os novos do Sonic Youth, do Camera Obscura e Mission of Burma.
Sugestões:
http://zoreiadaprofi.blogspot.com/ - blog bacana com vários links pra download.
 

Blog Counter