8.12.09

casa de praia


Beach House é o nome de uma série de coletâneas de house vagabundo que meu pai (irmão, tia, primos) adora(m). Também é o nome de uma banda (uma dupla, para ser mais precisa) fenomenal de Baltimore, EUA, que acaba de lançar o primeiro single ("Norway") de seu mais novo disco, "Teen Dream", que deve sair dentro em breve, mas não será novidade para muitos.

Beach House - a banda - não tem nada a ver com house. Na verdade não tem nada a ver com praia - pelo menos não com as nossas, apesar de eu amar ouvir o som deles quando estou na praia, mas voltando... O som deles me remete a uma praia mais fria, fresca, deserta...

Os vocais gelados de Victoria declamam calmamente as letras sobre guitarras secas e teclados lentos e barulhentos. Tudo parece se misturar nas diversas camadas sobrepostas, criando uma atmosfera gélida e quase que fantasmagórica. Minha mãe disse que acha triste, mas não consigo concordar com ela. O som dessa dupla me parece um sonho sereno, a paz mais pura que se pode imaginar.

Mas nesse novo album as antigas batidas sintéticas deram espaço a bumbos, pratos e ganharam corpo, o ritmo foi acelerado e a tal atmosfera gélida tornou-se mais ensolarada em canções como "Zebra" e "Love of Mine". As músicas em geral parecem mais cheias, com mais sons, instrumentos e até mesmo novos tons de voz.

Apesar de gostar (um pouco) mais dos dois discos que antecedem "Teen Dream", ele me conquista pouco a pouco, a cada audição, e ganha mais um espacinho no meu coração (e no meu last.fm).

No comments:

 

Blog Counter