30.5.10


Desisti de tentar mudar os rumos do blog. Tenho vontade de postar algumas coisas específicas e não pretendo me contrariar. Mais que nunca tenho optado por bandas com vocais femininos, com um pé no eletrônico e outro na guitarra. Assim é também o som do Broadcast, banda inglesa que faz parte do time da ótima Warp.

O Broadcast faz um som que remete ao Stereolab e ao Lali Puna ao mesmo tempo, carregado por sintetizadores, bateria e vocais femininos deliciosos. Enquanto os dois primeiros lançamentos, "The Noise Made by People" (2000) e "Haha Sound" (2003) são um pouco psicodélicos e remetem aos sons dos anos 60, "Tender Buttons" (2005) é mais voltado para o electro (um tanto tardio, mas que não soa gasto ou datado). Aliás, essa é uma virtude da banda - apesar de se inspirarem fortemente nessa psicodelia sessentista os discos são super atuais e pop - gostosos de se ouvir.

Alguns destaques desses três discos são "Before We Begin" (ultra pop, bem 60's, bem gostosa), "I Found the F", "Michael A Grammar" e "Man is not a Bird", que também lembra bastante sons mais antigos. Poderia citar mais muitas canções ótimas, mas vamos continuar com o post.

O Broadcast lançou no ano passado mais uma coleção de novas músicas velhas - em parceria com o Focus Group (um grupo de música experimental). Nesse novodisco eles levaram o som tradicional do Broadcast de volta às suas raízes, soando bem mais como o primeiro disco, mas com uma pegada ainda mais vintage e experimental, lembrando em alguns momentos trilhas antigas de filmes italianos e franceses.

Mais instrumental que os outros álbums, "Broadcast & the Focus Group Investigate the Witch Cults of the Radio Age" é uma pequena piração da banda, experimentando com as referências de cada um e fugindo um pouco da sonoridade usual deles. "The Be Colony" é a canção mais "Broadcast" do disco - e é ótima, com vocais e os barulhinhos tradicionais da banda. No restante das canções as referências se misturam com maior intensidade e a autoria se dissolve. As músicas ficam mais recortadas e aparecem trechos de sons mais orgânicos, imersos em batidas repetitivas, assim como vocais sobre toques de telefone e por aí vai.

Esse é um disco bem legal e que, apesar de ser mais experimental e instrumental, é gostoso e "fácil" de ouvir. Espero que eles voltem com mais lançamentos desse nível no futuro.


update _ os três primeiros discos da banda aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Delícia.
Perfeito pra sonhar acordada....era esse?
Tks for filling my life with good music!
nina

 

Blog Counter