21.5.06

Flores Partidas

Ou "Broken Flowers", nome original do último filme do Jim Jarmusch (que também fez o genial "Coffee and Cigarettes", de 2003). Foi um dos últimos filmes que vi no cinema e gostei muito.
A trilha, como em outros filmes do Jarmusch, é eclética -no bom sentido.
A música que abre a trilha e o filme é a fenomenal "There's an End", da banda de Garage Rock de Cincinnatti - Ohio, >The Greenhornes. A música conta com a participação da cantora indie Holly Golightly, e tem uma levada de blues e garage revival, com vocal feminino - é tão boa que chega a ser indescritível. Vale ouvir no Myspace da banda. A música que fecha o disco também é dos Greenhornes, mas tem muito mais o clima do filme do que o da banda.
O filme é silencioso e lento, a história, um pouco bizarra, e a trilha aparece praticamente como uma das personagens, no formato de um cd, que surge algumas vezes durante o filme. As outras músicas do disco seguem essa linha misteriosa - a segunda música é do jazzista etíope Mulatu Astatke, que tem também outras músicas na trilha. O som, como o filme, é exótico e hipnotizante - mistura de soul e jazz, com clarinetes, órgãos, guitarra, entre outros instrumentos.
Astatke é o responsável pelo ponto alto da trilha, que conta ainda com músicas de Brian Jonestown Massacre, Holly Golighlty e Marvin Gaye, que só fazem sentido nesse conjunto se dentro do filme, apesar de serem ótimas músicas. No final do disco aparece ainda uma cover espetacular de "Yegelle Tezeta" do Mulatu Astatke, feita pelo Dengue Fever - banda bizarra de L.A.
Recomendo que se assista ao filme também - a trilha ficou eternamente misturada ao filme na minha cabeça, fazendo muito mais sentido do que faria sem suas imagens.
Tracklist aqui.

No comments:

 

Blog Counter