5.3.07

velhas paixões


O Goldfrapp, banda misteriosa do Reino Unido, sempre me conquistou a cada disco - novo site, novos visuais, novas bizarrices e novas músicas, claro.

Mas a minha fase preferia deles é a inicial. O primeiro disco da banda ("Felt Mountain", de 2000) é uma das coisas mais incríveis que já ouvi. Completamente teatral, me lembra um pouco a trilha do "Virgin Suicides", do Air. Os sons super bizarros, os instrumentos inusitados, os assovios e os berros que se assemelham a guitarras e as guitarras que se assemelham a berros... uma coisa louca e linda. Às vezes até um algo de tango ("Human"), e às vezes um quê circense ("Oompa Radar").

É um dos discos mais versáteis e ao mesmo tempo mais concisos de música pop eletrônica, se não for o melhor deles. Mesmo nos albuns seguintes os vocais não tiveram os mesmo efeitos - acho até que a música deles foi caminhando cada vez mais para um pop óbvio, abandonando os elementos que tornam esse primeiro disco tão lindo.

A estética era mais bizarra, mais obcena e ao mesmo tempo bem mais sombria e misteriosa - menos glamourosa que a atual, mas infinitamente mais sexy e atraente.

Não tem nem como explicar todas as sensações que esse disco me proporciona, mas será eternamente um clássico pra mim. Baixem e comprem porque vale muito à pena (a arte do CD é maravilhosa).

*Por incrível que pareça, ainda há uma música do Felt Mountain no myspace da banda, "Lovely Head".


Myspace do Goldfrapp
Site do Goldfrapp
Link para baixar o Felt Mountain (daqui)

1 comment:

Anonymous said...

Isaaa!
Curti o post sobre Feist, e também gostei de The Innocence Mission, que nao conhecia.
O blog continua ótimo! To pensando em fazer um...
Bjao!

 

Blog Counter