
O Goldfrapp, banda misteriosa do Reino Unido, sempre me conquistou a cada disco - novo site, novos visuais, novas bizarrices e novas músicas, claro.
Mas a minha fase preferia deles é a inicial. O primeiro disco da banda ("Felt Mountain", de 2000) é uma das coisas mais incríveis que já ouvi. Completamente teatral, me lembra um pouco a trilha do "Virgin Suicides", do Air. Os sons super bizarros, os instrumentos inusitados, os assovios e os berros que se assemelham a guitarras e as guitarras que se assemelham a berros... uma coisa louca e linda. Às vezes até um algo de tango ("Human"), e às vezes um quê circense ("Oompa Radar").
É um dos discos mais versáteis e ao mesmo tempo mais concisos de música pop eletrônica, se não for o melhor deles. Mesmo nos albuns seguintes os vocais não tiveram os mesmo efeitos - acho até que a música deles foi caminhando cada vez mais para um pop óbvio, abandonando os elementos que tornam esse primeiro disco tão lindo.
A estética era mais bizarra, mais obcena e ao mesmo tempo bem mais sombria e misteriosa - menos glamourosa que a atual, mas infinitamente mais sexy e atraente.
Não tem nem como explicar todas as sensações que esse disco me proporciona, mas será eternamente um clássico pra mim. Baixem e comprem porque vale muito à pena (a arte do CD é maravilhosa).
*Por incrível que pareça, ainda há uma música do Felt Mountain no myspace da banda, "Lovely Head".
Myspace do GoldfrappSite do GoldfrappLink para baixar o Felt Mountain (
daqui)