13.10.06

10th


Nobuzaku Takemura é um produtor japonês que começou sua carreira como DJ de hip-hop em Kyoto nos anos 80. Com o tempo ele se aperfeiçoou na mixagem e entrou em outros tipos de música, como Acid Jazz e Trip-Hop. Ele também lançou alguns discos sobre o pseudônimo “Child’s View” – um deles com a participação de nomes como Aphex Twin.

Nesse sentido ele mergulhou de vez na música eletrônica experimental. Ele fez algumas trilhas de desfiles do Issay Miyake e trabalhou também com os caras do Tortoise.

O disco que me motivou a escrever esse post é o “10th”, de 2003. Esse álbum foi todo mixado em computador, com samplers de diversos instrumentos (como piano e vibrafone). As batidas são muito sintéticas e os vocais são todos robóticos (ele não usa vocorder, mas um aparelho de auxílio a deficientes) – o disco todo tem essa referência futurística muito clara.

As músicas são muito plásticas e interessantes. São manipulações e colagens de elementos que se tornam obra de arte. Não que outros tipos de música não sejam arte, mas nesse caso é completamente consciente. E é muito legal, além do som ser ótimo.

No comments:

 

Blog Counter